Criatividade? O que é isso? Onde conseguir????

19/07/2007

”A criatividade precisa apenas ser estimulada para se manifestar. Contudo esse potencial começa a ser bloqueado na infância, resultado de um sistema educacional, que enfatiza a memorização em detrimento do ato de pensar. Outros fatores inibidores da capacidade criativa são as regras sociais restritivas, como o medo de errar, que enfatizam a concordância e a acomodação, ao invés da ousadia e da descoberta do novo. ”          

Antônio Carlos Teixeira da Silva

Livro: ”Inovação: como criar idéias que geram resultados. ”

Ótimo. Agora posso culpar meus pais, minha família e toda sociedade pela minha total falta de criatividade. Nunca fui criativa. Todas as características negativas do conceito acima envolvem traços da minha personalidade… medo de se expor, medo de errar, bloqueios na infância… Curioso eu entrar nesse assunto justo hoje. Digo isso porque hoje, almoçando com uma amiga, ela sentenciou: ‘’Nós nunca seremos ricas.’’ E eu, sem entender: ‘’Mas por que criatura?’’ Em seguida ela concluiu: ‘’Somos impulsivas, consumistas, indisciplinadas e adoramos uma boa vida.’’ Ela tem razão. Mas eu jamais acreditarei na hipótese de que ficarei para sempre nesta mesma ‘’vidinha’’. Trabalho, casa, trabalho… Trabalho repetitivo, tedioso, nem pouco desafiador. Salário modesto. Bom, acho que por isso estou começando a ler este livro… para mudar esta situação… para ser mais otimista e menos crítica… Para descobrir realmente o que desejo fazer da vida…  

Deixe uma resposta

