Críticas

20/07/2007

Como dizem por aí… é cobra comendo cobra… rsrsrs 

cobra.jpg

 Conhece crítica construtiva? Por que não sabemos usá-la? Por que sabemos apenas destruir a auto-estima alheia? Sim, parece que até para criticar e orientar precisamos ter talento. E para que? Para não parecermos invasivos, incisivos, agressivos. Para simplesmente não parecer que nos colocamos num status de perfeição absoluta e que estamos nos comparando com outra pessoa. E tal comparação sempre quer afirmar… ”Eu sou melhor que vc, porque não cometo esses erros primários.”

Há tempos tento aprender a arte de criticar sem ofender. De apenas dar um ”feedback” para que a pessoa saiba que precisa melhorar em determinado aspecto. E justamente pela minha falta de talento em realizar críticas construtivas eu tenha evitado criticar quem quer que seja. Acho que cansei de ser mal interpretada, de parecer agressiva demais nas minhas afirmações.

Eis o mistério do comportamento humano que faz que sejamos sempre tão mal compreendidos. E que faz ainda que a necessidade de sermos sempre ”tão bons”, tão competitivos, tão eficientes, nos leve a uma fuga desesperada da realidade.

90% das pessoas que conheço querem mudar o mundo mudando (ou transformando compulsoriamente) as pessoas próximas. Na verdade essas pessoas pouco se importam em compreender o que passa na cabeça das pessoas que elas tentam mudar. O que me leva a concluir que no fundo, no fundo, elas buscam nos outros não sua verdadeira essência e sim uma pessoa que existe apenas em sua imaginação fértil.

OBS: Hoje em dia tento acima de tudo compreender ao invés de ser compreendida. Mas tem dias que a gente perde a paciência…

Esse texto me fez lembrar de um trecho da Oração de São Francisco de Assis…

”Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

 

Deixe uma resposta

