Ninguém faz nada de graça

23/08/2007

Durante muitos anos segui uma religião. De uns tempos pra cá me desiludi, desanimei. Conhecer os aspectos diretivos da instituição que eu frequentava me chocaram. Existem disputas de poder em qualquer ambiente onde existam pessoas. Não deixei de crer em Deus, nem tampouco deixei de pertencer a essa religião, porém me isolei.

Cheguei a conclusão de que ninguém faz nada de graça para ninguém. É tudo um grande negócio. As pessoas se reunem, fingem ter amizade umas pelas outras, doam dinheiro para manter a instituição, dedicam parte do seu tempo visando ampliar seus conhecimentos religiosos, refletir, buscam aconselhamento com pessoas que elas julgam ser grandes líderes mas, que no fundo, no fundo, são tão humanos como qualquer um de nós, cheios de fraquezas e defeitos.

Sabe, vi muita gente entregando grandes decisões de suas vidas aos pastores, ministros, e outros líderes espirituais do gênero. Acho isso errado. Soa preguiçoso e dá um poder delicioso para quem ouve as confissões, os dramas (quem te ouve hoje pode te criticar sem você nem saber, afinal somos humanos!).

Passei acreditar na minha consciência, procurei me conhecer melhor, tento a cada dia aprender mais, ser mais segura nas minhas decisões. Minha vida evoluiu muito depois dessa decisão. E minha vida anda ”muito bem obrigada”, como sempre digo quando tenho algum contato com as pessoas da instituição. Ainda tenho muitas amizades que surgiram nesse ambiente. Pessoas bacanas, com muito conhecimento e discernimento, outras legais, porém muito fracas e carentes.

Vi muita gente rezando para arrumar um emprego ou passar num concurso. Quando conseguiam ”chegar lá” iam agradecer a Deus, dizendo que foi tudo obra e graça Dele. Que justamente por isso iam dedicar parte da sua vida a Ele, preenchendo espaço na igreja, fofocando, importunando ou enchendo o saco dos outros. Vai entender os desígnios Dele. Depois disso tudo me pergunto… Existe bondade gratuita? Estas instituições estão isentas do mal, ou estão mergulhadas nele? Onde as pessoas que seguem cegamente esta fé irão chegar? Vão se frustrar daqui há alguns anos, por terem perdido parte de suas vidas se dedicando a Deus e se julgando indignas de atingir seus objetivos? Ou estarão bem? Ou chegarão lá?

Não existe bem isento de mal, nem mal isento de bem… eles coexistem numa espécie de guerra fria constante dentro de nós, na sociedade, em todos os lugares. Talvez justamente por isso nós tenhamos consciência, para poder saber os limites da bondade e maldades humanas. Por isso temos consciência, malícia, livre arbítrio.

Se depender daquelas pessoas tenho certeza de que estarei ”ardendo no mármore do inferno”… mas, quer saber…. quem toma conta da minha vida sou eu!

Este post foi provocado e inspirado no excelente post sobre bem e mal do Ramon, sendo que o post dele é bem mais coerente e bem menos introspectivo que o meu. Valeu Ramon!

2 Responses to “Ninguém faz nada de graça”


  1. Não perca a esperança nos homens! Quando eu vejo a maldade e egoísmo de alguns, lembro-me sempre do altruísmo de Gandhi, Mandela, Betinho, Paulo Freire… e muitos outros.

    Abraços

    Paulo Pepulim

    Ps: Adorei a passagem: “Não existe bem isento de mal, nem mal isento de bem…”

  2. REALISTA COM A VIDA Says:

    NÃO SÓ CONCORDO COM VC QDO VC DIZ QUE NINGUÉM FAZ NADA DE GRAÇA PARA NINGUÉM, ASSIM COMO TBÉM NINGUÉM É AMIGO DE NINGUÉM. APRENDI NA VIDA QUE AS PESSOAS SÓ SE APROXIMAM DAS OUTRAS, QDO ESSAS OUTRAS TÊM ALGO DE “LUCRO” A LHES OFERECER. APRENDI QUE PARA OS QUE SE DIZEM SER SEUS “AMIGOS” A GENTE SÓ VALE AQUILO QUE A GENTE TEM. E QUER SABER RELAMENTE QUEM É SEU “AMIGO”, SEU “IRMÃO’?! MUDA DA RIQUEZA PARA A MISÉRIA E PEDE DINHEIRO AOS “AMIGOS” QUE VC “ACHAVA” QUE TINHA! !AÍ SIM, VC SABERÁ REALMENTE QUEM É SEU “AMIGO”! TRISCA NO BOLSO DO QUE DIZ SER “AMIGO”, QUE AÍ VC SABERÁ SE REALMENTE ELE É SEU AMIGO! APRENDI NA VIDA QUE AS PESSOAS SÓ SE APROXIMAM DAS OUTRAS POR INTERESSE, E QUE REALMENTE, NINGUÉM FAZ NADA DE GRAÇA PARA NINGUÉM! AMIGO MESMO, DE VERDADE, SÓ EXISTE 1: DEUS!


Deixe uma resposta

