Bizarro mundo corporativo

19/10/2007

Ou… PROCURA-SE UM MANÉ…  

burro.jpgApesar de ser considerada arrogante e metida por algumas pessoas (não todas) eu detesto gente que se acha melhor do que os outros. E eis que hoje fui fazer uma entrevista de emprego com um cara que questionou se eu desejava crescer profissionalmente nos próximos 10 anos. É óbvio que sim, quem não quer? Resposta errada, acredite o cara em questão  procurava alguém sem ambições para desenvolver um trabalho administrativo, burocratico e, acima de tudo puxar o saco das pessoas à sua volta. E a aparência do sujeito era típica de quem ”se acha”. Achei isso podre… veja bem a descrição: ”mauricinho, advogado, certamente boa família, boa vida, o que significa faculdade e mba de renome, que trabalha há alguns anos com advogados de renome internacional.” Fico me perguntando o que essas pessoas tem contra quem teve menos oportunidades… Ou onde o cara pretendia encontrar alguém sem ambições pelos próximos 10 anos… Bizarro.

Enfim, essas coisas zuniam na minha cabeça enquanto o cara falava, falava, falava… e eu tentava (morrendo de tédio) prestar atenção. Fui educada, gentil e falei o que deveria falar naquela hora, mas na hora da tal pretensão salarial, questionada pelo sujeito afirmei que gostaria de ganhar uma quantia que representa duas vezes o que ganho atualmente. Ouvi um ”nossa, você quer ganhar acima da média do mercado!” e pensei… ”Caraca, pra aguentar uma mala sem alça dessa só ganhando muitíssimo bem… minha paciência não chega a tanto”. E perdi tempo, gasolina, paciência e bom-humor… e me lamentei por nunca ter pensado em estudar bastante e passar num concurso público para não ser refém dessas situações infelizes. Me lamentei ainda (mas nem tanto) por todas as vezes em que me embriaguei pensando que a minha vida profissional é uma bela porcaria sem perspectivas.

Sexta-feira, tô sem paciência… que venha logo o fim de semana…

Conceitos sobre sucesso:

Uma pesquisa realizada entre executivos brasileiros e alemães mostrou que a idéia que os executivos brasileiros têm de sucesso é ligada a hierarquia e salários altos. Para os alemães – para ter uma noção da diferença – sucesso é ser socialmente responsável.

Essa eu li na edição impressa da Voce S/A, outubro / 2007,  página 46. Tô pensando seriamente em nunca mais comprar essa revista…

2 Responses to “Bizarro mundo corporativo”

  1. Dionov Says:

    Entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo são coisas estranhas. Você nunca pode dizer o que acha e sim o que eles querem ouvir. Irritante.

    Essa coisa de não ter ambição pra daqui a 10 anos realmente é esquisito. Quem é que iria dizer: “Olha… daqui a dez anos eu me vejo trabalhando como auxiliar administrativo III e, se Deus quiser, terminar de pagar a geladeira e a TV que eu acabei de comprar nas Casas Bahia.”

    Uma vez eu fui numa dinâmica na qual pediram pra gente se apresentar. Óbvio, comecei pelo meu nome, idade, essas coisas. Teve um cara, muito esnobe, que começou assim: “Eu sou um cidadão franco-brasileiro…” Sério… era pra trabalhar numa ONG atendendo telefone e organizando papelada. Quem liga se você tem dupla cidadania?!?!

    E viva o fim de semana.

    Bjs.

  2. Diego Says:

    Hj em dia eles preferem alguém com grandes qualificações e muitas vezes sem total experiencia e/ou inteligência. Faculdade não é inteligência é persistência.

    Caras como o doutor Adevogado ali são o exemplo típico desses. Um pouco de bom senso (mas só um pouco) seria suficiente para perceber que a tal pergunta dos dez anos é uma bela besteira.

    Entrevistas de Emprego e dinâmicas de grupo são sempre uma chatisse mesmo😛


Deixe uma resposta

